Seria um enunciado, uma pergunta que ainda se apresenta sem solução ou resposta e o Projeto Vivencial deverá procurar responder a todas as perguntas inerentes ao problema na conclusão do Projeto Vivencial.
“Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e queremos resolver (...) (ALVARENGA: BIANCHI, 2002, p.33)
IMPORTANTE: O tema/problema deverá ser relativo à ocupação (trabalho/ emprego) de cada um, ou ao curso que frequenta, conforme consta no atestado entregue na escola.
INTRODUÇÃO
Deve-se contextualizar o tema e o problema, definidos no pré-projeto, já apresentando o tema de uma maneira que contextualize questões como fatores históricos, culturais e sociais que englobem este projeto de estudo.
JUSTIFICATIVA (relevância do tema)
Ao construir a justificativa para a realização de determinado Projeto Vivencial, deve-se pontuar os motivos que fazem a importância da pesquisa em questão. (Por que esse assunto é relevante? No que pode contribuir para com a turma, escola, município, empresa, pessoalmente...Que conhecimentos pode trazer?)
O texto deve ser elaborado segundo um roteiro que Santaella afirma incluir:
“...importância do tema de um ponto de vista geral; sua importância para casos particulares em questão; possibilidades de sugerir modificações no âmbito da realidade envolvida pelo tema proposto; descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares, etc...” (SANTAELLA, 2001, p.174)
OBJETIVO GERAL
A meta de um pré-projeto deve ser bem definida e corresponde à explicitação do objetivo geral do trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos têm:
“...uma função intermediária e instrumental de modo a permitir que o objetivo geral seja atingido ou que ele seja aplicado a situações particulares (LAKATOS E MARCONI, 1992, p.103)
Deve ser explicitado por verbos no infinitivo: estudar, analisar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, demonstrar, etc) sintetizando de forma clara os horizontes do projeto, em sintonia com o cronograma de desenvolvimento apresentado no pré-projeto. Os objetivos do pré-projeto devem ser pensados em função da realidade do tema e do próprio pesquisador, pois não adianta elaborar objetivos excepcionais que não serão concretizados em tempo hábil para finalização do trabalho exposto no cronograma.
METODOLOGIA
Descreve o modo como o trabalho de pesquisa será realizado: COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUÊ? COM QUEM? ONDE?
Consiste em dizer o tipo de pesquisa a ser abordada – bibliográfica, documental, de campo, descritiva, exploratória, investigativa, apresentação das fontes de pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados, a coleta de dados, a análise de dados.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
Neste momento, deve-se estabelecer datas/prazos que contemplem a realização de pesquisa em campo, coleta de dados e referências bibliográficas, construção da introdução, dos capítulos e conclusão do trabalho.
Trata-se de uma previsão necessária para a realização do Projeto Vivencial.
BIBLIOGRAFIA
Listar todas as obras lidas para fazer a pesquisa, respeitando as normas da ABNT.
SINTETIZANDO:
1.IDENTIFICAÇÃO
2.TÍTULO
3.TEMA/PROBLEMA – Qual a pergunta a ser respondida?
4.INTRODUÇÃO – Por que fazer o trabalho?
5.JUSTIFICATIVA – Para quê o trabalho servirá?
6.OBJETIVO GERAL– O que se deseja com o trabalho?
7.OBJETIVO ESPECÍFICO – especificar o que se deseja com o trabalho
8.METODOLOGIA – Como o trabalho será feito?
9.CRONOGRAMA – Quando? (datar prazos para a conclusão de etapas)
10.BIBLIOGRAFIA – Quem disse/escreveu o quê?