main | sidebar

Ah! Essa Matemática ainda me mata...

Este blog tem o objetivo de auxiliar meus alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael a complementar seus estudos na disciplina de MATEMÁTICA. Também encontrarão aqui algumas informações importantes!

Páginas

  • Início

Quem sou

Minha foto
Professora Eli7
FLORES DA CUNHA, RS, Brazil
Professora de Ensino Médio, formada em Matemática e Física pela Universidade de Caxias do Sul e Pós Graduada pela mesma, em Informática na Educação. Neste blog você encontrará informações sobre projetos de Matemática aplicados ao ensino médio.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Minha lista de blogs

  • Bloguinfo
    PESQUISA ORIENTADA NA INTERNET e TRILHAS DE APRENDIZAGEM - Ensinar as principais habilidades de pesquisa online na escola é um grande desafio, ainda mais agora, com a Inteligência Artificial (IA). Para isso te...
    Há 6 dias
  • Você se lembra?
    Jaspion - Meu coração acelerou aqui a cada pesquisa feita para produzir este post do Jaspion. Como adorava e era feliz acompanhando os episódios desse herói japonê...
    Há 5 anos
  • °o.O Arco-Íris O.o°
    Marca página abelhinha - molde -
    Há 5 anos
  • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO RAFAEL
    Grêmio Estudantil - Tomou posse hoje a equipe que irá dirigir o Grêmio Estudantil São Rafael no ano letivo 2018. A entidade será dirigida pela aluna Isadora Molardi Malacarne,...
    Há 7 anos
  • Ah! Essa Matemática ainda me mata...
    PROJETO DE MESTRADO - *Boa tarde caros amigos professores.* *Em breve, neste espaço, será disponibilizada toda a pesquisa para obtenção do título de Mestrado feita por mim, atra...
    Há 7 anos
  • Curiosidades Explicadas Pela Química
    TURMA 107 - Maquete praça sustentável_Vinicius_Leticia_Carolini_Tayla -
    Há 9 anos
  • Matemática com o Profe!!!!!
    Início do Ano Letivo -
    Há 10 anos
  • Pasión por la Lengua Española
    Cáceres - España por Gisele - Los alumnos del grupo de Español Intermedio II realizaron una búsqueda sobre ciudades españolas. A seguir presentamos el trabajo de Gisele sobre Cáceres. ...
    Há 12 anos
  • Prof. Ady Cecchin
    Feira de Ciências - 2012 - Sites que mostra passo a passo de como montar uma empresa: http://guarulhos.sp.gov.br/downloads/cartilha_passo_a_passo/introducao.htm http://www.sebrae.com...
    Há 13 anos
  • Ao Encontro da Matemática
    Desafios Mentais - Olá! Deixo-vos aqui umas actividades muito interessantes e divertidas. Espreita, são muito engraçadas! - Jogos de lógica - Labirinto da Tabuad...
    Há 13 anos
  • GESR - Grêmio Estudantil São Rafael
    FICHA DE INSCRIÇÃO INTERSÉRIES 2011 - FICHA DE INSCRIÇÃO INTERSÉRIES 2011 MODALIDADE: FUTSAL ( )Masculino ( )Feminino TURMA: __________ Nº NOME ASSINATURA 01 02 03 ...
    Há 13 anos
  • Educação Infantil
    ESCOLA DE CARA NOVA!!! -
    Há 14 anos
  • Mundo Sat
    Atualização 22 de Maio de 2010. - . AZ-AMERICA (MainCode) S800 S806 S807 S808 S810 S810B S812 S900 S900 - Solução On MAX-FLY MF1000 MF2000 AZ-BOX EVO XS EVO XL (USB) MEGAB...
    Há 15 anos
  • Léo Riva
    The Lion Sleeps Tonight -
    Há 16 anos
  • POR UM MUNDO MELHOR!
    -

Você é de onde?

free counters

Pages

  • Página inicial

quarta-feira, 4 de março de 2015




Carregando profeeli7@gmail.com…
Carregando a visualização padrão | (para conexões lentas)
Isso levará mais tempo do que o normal. Tente recarregar a página.
Se não funcionar, você poderá:
  1. Desativar Labs e tentar novamente.
  2. Se sua conexão for lenta, tente .
  3. Para ler mais dicas de solução de problemas, acesse a Central de Ajuda.

Falha ao fazer o upload do anexo .
Conversa aberta. Uma mensagem lida.
Carregando...
    português brasileiro
  • Ativar dicionário pessoal
  • Ocultar teclado
  • Configurações de ferramentas de entrada

Ferramentas de entrada
LIGADODESLIGADO

Todas as ferramentas de entrada:

root
Árabe - العربية
Árabe - لوحة مفاتيح اللغة العربية
Árabe - العربية
Africâner - Africa Latin
Africâner - Afrikaans
Albanês - shqip
Albanês - shqip
Alemão - Deutsch
Alemão - Deutsch
Alemão - Deutschsprachige Schweiz
Alemão - Deutsch
Alemão - US International
Amárico - አማርኛ
Amárico - ግዕዝ
Armênio - Արևելահայերեն
Armênio - Արեւմտահայերէն
Bósnio - bosanski
Bósnio - bosanski
Búlgaro - български
Búlgaro - български език
Búlgaro - български език (фонетика)
Búlgaro - български
Basco - Euskara
Basco - euskara
Bengali - বাংলা
Bengali - বাংলা (INSCRIPT)
Bengali - বাংলা (ফোনেটিক)
Bielo-russo - Беларуская
Bielo-russo - Беларуская
Bielo-russo - беларуская
Birmanês - မြန်မာဘာသာ
Birmanês - မြန်မာဘာသာ(မြန်စံ)
Canarês - ಕನ್ನಡ
Canarês - ಕನ್ನಡ (INSCRIPT)
Canarês - ಕನ್ನಡ (ಫೊನೆಟಿಕ್)
Canarês - ಕನ್ನಡ
Cantonês - 中文(廣東話)
Catalão - català
Catalão - català
Cazaque - Қазақ
Cebuano - Cebuano
Cherokee - ᏣᎳᎩ
Cherokee - ᏣᎳᎩ ᏗᎧᏁᎢᏍᏗ ᏚᏃᏴᎬ
Chinês (simplificado, China) - 拼音
Chinês (simplificado, China) - 五笔
Chinês (simplificado, China) - 中文(简体中文)
Chinês (tradicional, Taiwan) - 注音
Chinês (tradicional, Taiwan) - 漢語拼音
Chinês (tradicional, Taiwan) - 倉頡
Chinês (tradicional, Taiwan) - 廣東話
Chinês (tradicional, Taiwan) - 中文(繁體中文)
Cingalês - සිංහල
Cingalês - ශුද්ධ සිංහල SLS1134
Cmer - អក្សរខ្មែរ NiDA
Cmer - ខ្មែរ
Coreano - 한국어
Coreano - 한국어
Croata - hrvatski
Croata - hrvatski
Dinamarquês - dansk
Dinamarquês - dansk
Dzonga - རྫོང་ཁ་
Eslovaco - slovenský jazyk
Eslovaco - slovenský jazyk - QWERTY
Eslovaco - slovenčina
Esloveno - slovenščina
Esloveno - slovenščina
Espanhol - Español
Espanhol - español
Espanhol - español
Espanhol - US International
Esperanto - esperanto
Estoniano - eesti keel
Estoniano - eesti
Filipino - Filipino
Filipino - Africa Latin
Finlandês - suomi
Finlandês - suomi
Francês - Français
Francês - français
Francês - français
Francês - US International
Galês - Cymraeg
Galês - Africa Latin
Galego - Galego
Galego - galego
Georgiano - ქართული (ქწერტყ)
Georgiano - ქართული (საბეჭდი მანქანა)
Grego - Ελληνικά
Grego - ελληνικά
Grego - Ελληνικά
Guzerate - ગુજરાતી
Guzerate - ગુજરાતી (INSCRIPT)
Guzerate - ગુજરાતી (ફોનેતિક)
Guzerate - ગુજરાતી
Híndi - हिन्दी
Híndi - देवनागरी (फोनेटिक)
Híndi - हिन्दी (INSCRIPT)
Híndi - हिन्दी
Húngaro - magyar nyelv (101)
Húngaro - magyar
Haitiano - Haitian
Haitiano - français
Hebraico - עִבְרִית
Hebraico - עִבְרִית
Hebraico - עברית
Hmong - Hmong
Holandês - Nederlands
Holandês - Nederlands
Holandês - US International
Holandês - Nederlands
Iídiche - העברעיי ייִדיש קיבאָרד
Indonésio - Bahasa Indonesia
Indonésio - Africa Latin
Inglês - English
Inglês - English Dvorak
Inglês - English
Inglês - English
Inuktitut - Nunavik Inuktitut
Inuktitut - Nunavut Inuktitut
Irlandês - Gaeilge
Irlandês - Africa Latin
Islandês - íslenska
Islandês - íslenska
Italiano - Italiano
Italiano - italiano
Italiano - italiano
Italiano - US International
Japonês - 日本語
Japonês - 日本語
Javanês - Javanese
Javanês - Africa Latin
Laosiano - ພາສາລາວ
Laosiano - ລາວ
Latim - Latin
Letão - latviešu valoda
Letão - latviešu
Lituano - lietuvių kalba
Lituano - lietuvių
Macedônio - македонски
Macedônio - македонски
Malaiala - മലയാളം
Malaiala - മലയാളം (INSCRIPT)
Malaiala - മലയാളം (ഫൊണറ്റിക്)
Malaio - Bahasa Melayu
Malaio - Africa Latin
Maltês - Malti
Maltês - Malti
Maori - Māori
Maori - Maori
Marata - मराठी
Marata - मराठी
Marata - देवनागरी (फोनेटिक)
Mongol - Монгол
Mongol - монгол
Navajo - Diné bizaad - Modern
Navajo - Diné bizaad - Traditional
Nepali - नेपाली
Nepali - नेपाली (ट्रयाडिसनल)
Nepali - नेपाली (रोमानाइज्ड)
Nepali - नेपाली
Norueguês - norsk bokmål
Norueguês - norsk
Norueguês - norsk
Nynorsk norueguês - nynorsk
Oriya - ଓଡ଼ିଆ
Oriya - ଓଡ଼ିଆ (INSCRIPT)
Oriya - ଓଡ଼ିଆ (ଫୋନେଟିକ)
Oriya - ଓଡ଼ିଆ
Panjabi - ਪੰਜਾਬੀ
Panjabi - ਗੁਰਮੁਖੀ (INSCRIPT)
Panjabi - ਗੁਰਮੁਖੀ (ਫੋਨੇਟਿਕ)
Panjabi - ਪੰਜਾਬੀ
Pashto - پښتو
Persa - فارسی
Persa - فارسی دری
Persa - فارسی
Persa - فارسی
Polonês - polski
Polonês - polski
Português (Brasil) - Português
Português (Brasil) - português brasileiro
Português (Brasil) - português (Brasil)
Português (Brasil) - US International
Português (Portugal) - Português
Português (Portugal) - português europeu
Português (Portugal) - português (Portugal)
Português (Portugal) - US International
Quirguiz - Кыргыз
Quirguiz - кыргызча
Romani - rromani ćhib
Romeno - română
Romeno - română SR13392 Primary
Romeno - română SR13392 Secondary
Romeno - română
Russo - Русский
Russo - Русская клавиатура
Russo - Русская клавиатура (фонетический)
Russo - русский
Sânscrito - संस्कृतम्
Sânscrito - संस्कृतम् (फोनेटिक्)
Sérvio - Cрпски
Sérvio - Crnogorski jezik
Sérvio - Српски
Sérvio - Srpski
Sérvio - Српски
Somali - Soomaali
Sorâni curdo - کوردی (دەستنوسی عەرەبی)
Sorâni curdo - کوردی
Suaíli - Kiswahili
Suaíli - Africa Latin
Sueco - svenska
Sueco - svenska
Tâmil - தமிழ்
Tâmil - தமிழ் (TAMIL99)
Tâmil - தமிழ் (INSCRIPT)
Tâmil - தமிழ் (போனெடிக்)
Tâmil - தமிழ் (TYPE-WRITER)
Tâmil - தமிழ் (ITRANS)
Tâmil - தமிழ்
Tailandês - ภาษาไทย
Tailandês - ภาษาไทย (Pattajoti)
Tailandês - ภาษาไทย (TIS-820.2538)
Tailandês - ไทย
Tatar - Татар
Tcheco - čeština
Tcheco - čeština QWERTZ
Tcheco - čeština
Telugu - తెలుగు
Telugu - తెలుగు (INSCRIPT)
Telugu - తెలుగు (ఫోనెటిక్)
Telugu - తెలుగు
Tigrínia - ትግርኛ
Tigrínia - ግዕዝ
Turco - Türkçe - F
Turco - Türkçe - Q
Turco - Türkçe
Ucraniano - Транслітерація
Ucraniano - Екранна клавіатура
Ucraniano - українська
Uigur - ئۇيغۇرچە
Urdu - اردو
Urdu - اردو
Urdu - اردو
Usbeque - O‘zbek
Usbeque - Ўзбек (фонетичні)
Usbeque - Ўзбек (Російська)
Uzs - Southern Uzbek
Vietnamita - Tiếng Việt
Vietnamita - Tiếng Việt TCVN 6064
Vietnamita - Tiếng Việt Telex
Vietnamita - Tiếng Việt VIQR
Vietnamita - Tiếng Việt VNI
Vietnamita - Tiếng Việt
Zulu - isiZulu


Ferramentas de entrada selecionadas:

root
português brasileiro


  


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO RAFAEL
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO VIVENCIAL
Alunos que não frequentam o contraturno e que apresentaram atestado de trabalho ou estudo deverão elaborar o Pré-Projeto Vivencial e apresentá-lo para ser revisado pelo professor de Seminário Integrado. Após a revisão, o pré-projeto terá que ser desenvolvido e apresentado em sala de aula.


PRÉ-PROJETO
O Pré-Projeto é uma visão antecipada da pesquisa e representa um planejamento dos passos que serão efetuados até a conclusão do Projeto Vivencial.
O Pré-Projeto é um instrumento técnico que conduz a ações.
Todo pré-projeto é modificado quando transformado em projeto. Entretanto, as linhas mestras geralmente permanecem até a conclusão do trabalho. Quanto mais elaborado um pré-projeto, mais chances de desenvolvimento de um trabalho eficaz, coerente, que contribua efetivamente com a produção do conhecimento.


PERGUNTAS CHAVES


    As perguntas chaves que devem ser respondidas num pré-projeto são:
- O que será pesquisado?
- Por que a pesquisa é necessária?
- Como será pesquisado?
- Que recursos humanos, bibliográficos, técnicos, instrumentais e financeiros serão mobilizados?
- Em que período?


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO (Escola/Aluno/Turma/Professor)


  1. TÍTULO DO PRÉ-PROJETO


Neste tópico, tem-se o título do pré-projeto que deve ser sucinto e especificar de que se trata o recorte realizado sobre o tema escolhido.


  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA


Para iniciar esta etapa, deve-se realizar, anteriormente, uma coleta de informações
preliminares por intermédio de leituras, observações e estudos. Assim, torna-se possível delinear um recorte específico que viabilize a concretização do projeto.

    O que seria um problema ou questão da pesquisa?


 

Informe as pessoas sobre o que você está fazendo ou compartilhe links para fotos, vídeos e páginas da web.

Solte os arquivos aqui
Soltar para anexar
vilma
Ignorar
Editar palavra
Vilmar Otobelli
vilmar@otobellividros.com.br
 
    português brasileiro
  • Ativar dicionário pessoal
  • Ocultar teclado
  • Configurações de ferramentas de entrada
 
 
Seria um enunciado, uma pergunta que ainda se apresenta sem solução ou resposta e o Projeto Vivencial deverá procurar responder a todas as perguntas inerentes ao problema na conclusão do Projeto Vivencial.

    “Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e queremos resolver (...) (ALVARENGA: BIANCHI, 2002, p.33)

IMPORTANTE: O tema/problema deverá ser relativo à ocupação (trabalho/ emprego) de cada um, ou ao curso que frequenta, conforme consta no atestado entregue na escola.

    1. INTRODUÇÃO

Deve-se contextualizar o tema e o problema, definidos no pré-projeto, já apresentando o tema de uma maneira que contextualize questões como fatores históricos, culturais e sociais que englobem este projeto de estudo.

    1. JUSTIFICATIVA (relevância do tema)

Ao construir a justificativa para a realização de determinado Projeto Vivencial, deve-se pontuar os motivos que fazem a importância da pesquisa em questão. (Por que esse assunto é relevante? No que pode contribuir para com a turma, escola, município, empresa, pessoalmente...Que conhecimentos pode trazer?)
O texto deve ser elaborado segundo um roteiro que Santaella afirma incluir:
“...importância do tema de um ponto de vista geral; sua importância para casos particulares em questão; possibilidades de sugerir modificações no âmbito da realidade envolvida pelo tema proposto; descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares, etc...” (SANTAELLA, 2001, p.174)

  1. OBJETIVO GERAL

A meta de um pré-projeto deve ser bem definida e corresponde à explicitação do objetivo geral do trabalho.

    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos têm:
“...uma função intermediária e instrumental de modo a permitir que o objetivo geral seja atingido ou que ele seja aplicado a situações particulares (LAKATOS E MARCONI, 1992, p.103)
    Deve ser explicitado por verbos no infinitivo: estudar, analisar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, demonstrar, etc) sintetizando de forma clara os horizontes do projeto, em sintonia com o cronograma de desenvolvimento apresentado no pré-projeto. Os objetivos do pré-projeto devem ser pensados em função da realidade do tema e do próprio pesquisador, pois não adianta elaborar objetivos excepcionais que não serão concretizados em tempo hábil para finalização do trabalho exposto no cronograma.




  1. METODOLOGIA

Descreve o modo como o trabalho de pesquisa será realizado: COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUÊ? COM QUEM? ONDE?
Consiste em dizer o tipo de pesquisa a ser abordada – bibliográfica, documental, de campo, descritiva, exploratória, investigativa, apresentação das fontes de pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados, a coleta de dados, a análise de dados.

  1. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

Neste momento, deve-se estabelecer datas/prazos que contemplem a realização de pesquisa em campo, coleta de dados e referências bibliográficas, construção da introdução, dos capítulos e conclusão do trabalho.
Trata-se de uma previsão necessária para a realização do Projeto Vivencial.

  1. BIBLIOGRAFIA
Listar todas as obras lidas para fazer a pesquisa, respeitando as normas da ABNT.

SINTETIZANDO:
1.IDENTIFICAÇÃO
2.TÍTULO
3.TEMA/PROBLEMA – Qual a pergunta a ser respondida?
4.INTRODUÇÃO – Por que fazer o trabalho?
5.JUSTIFICATIVA – Para quê o trabalho servirá?
6.OBJETIVO GERAL– O que se deseja com o trabalho?
7.OBJETIVO ESPECÍFICO – especificar o que se deseja com o trabalho
8.METODOLOGIA – Como o trabalho será feito?
9.CRONOGRAMA – Quando? (datar prazos para a conclusão de etapas)
10.BIBLIOGRAFIA – Quem disse/escreveu o quê?
Ligar
Enviar SMS
Adicionar ao Skype
Você vai precisar de Créditos do SkypeGrátis pelo Skype
Carregando…
Aplicativos conectados
Aplicativos de terceiros sugeridos
Conectar mais aplicativos
Se você abrir este item, ele será adicionado ao Google Drive
Exibindo Pre-Projeto Vivencial.docx.

 

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Acessos

VISITAS

Deixe seu Recado

Meus links

  • atualizar tv
  • FSG
  • FURG
  • Mc lanche feliz
  • MEC
  • MUTIRÃO
  • notas alunos
  • Olimpíadas de Matemática
  • Pizzaria que amoooo
  • programação da net
  • programação sky
  • PUCRS
  • RHE
  • UCS
  • UNIVERSIDADES DO BRASIL

Arquivos do Blog

  • ► 2021 (2)
    • ► agosto (2)
  • ► 2017 (11)
    • ► outubro (1)
    • ► março (6)
    • ► fevereiro (4)
  • ► 2016 (35)
    • ► outubro (7)
    • ► setembro (6)
    • ► julho (2)
    • ► maio (6)
    • ► abril (6)
    • ► março (4)
    • ► fevereiro (4)
  • ▼ 2015 (128)
    • ► dezembro (7)
    • ► novembro (11)
    • ► outubro (5)
    • ► setembro (3)
    • ► agosto (13)
    • ► julho (10)
    • ► junho (23)
    • ► maio (21)
    • ► abril (6)
    • ▼ março (12)
      • POSSE DA NOVA DIREÇÃO DO GESR
      • FESTIVAL DE CINEMA - OFICINAS DE ROTEIRO
      • ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL 2015
      • PROJETO VIVENCIAL
      • OBMEP - 2015
      • ATENÇÃO TRIBEIROS: 301, 302, 303 E 305!
      • ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA DO CPM Hoje, d...
      • 17º FESTIVAL DE CINEMA ESTUDANTIL - ASTRO 2015
      • PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
      • AULAS DE MATE...
      • <style> #loading {display:none}< ...
      • SEMINÁRIO INTEGRADO - TERCEIROS...
    • ► fevereiro (6)
    • ► janeiro (11)
  • ► 2014 (139)
    • ► dezembro (8)
    • ► novembro (19)
    • ► outubro (10)
    • ► setembro (3)
    • ► agosto (18)
    • ► julho (18)
    • ► junho (52)
    • ► maio (10)
    • ► abril (1)
  • ► 2013 (141)
    • ► dezembro (12)
    • ► novembro (8)
    • ► outubro (12)
    • ► setembro (16)
    • ► agosto (12)
    • ► julho (15)
    • ► junho (16)
    • ► maio (11)
    • ► abril (10)
    • ► março (16)
    • ► fevereiro (13)
  • ► 2012 (36)
    • ► dezembro (6)
    • ► novembro (2)
    • ► junho (2)
    • ► maio (6)
    • ► abril (9)
    • ► março (8)
    • ► fevereiro (3)

relogio

Template by:
Free Blog Templates

banner

área restrita

Ah! Essa Matemática ainda me mata.... Design by SkinCorner Distributed by Blogger Templates | Sponsored by StylistBackgrounds