sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Parte de DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS.


1.1  Distância entre dois pontos no plano cartesiano
Vamos praticar um pouco:
1-     Marque no seu caderno os pontos A (-1,4) e B (3,4), utilizando a régua determine a distância entre eles. Marque a resposta que você encontrou abaixo.
_________________________

2-   Marque agora os pontos A (-2,4) e B (2,1) utilizando a régua determine a distância entre eles. Marque a resposta que você encontrou abaixo.
_________________________

Como essa distância é calculada?

Verifique que no segundo exemplo, através dos pontos A (-2,4) e B (2,1) podemos formar um Triângulo Retângulo.

Observando o triângulo formado, qual a medida dos catetos? Dica: Cada quadradinho equivale a uma unidade de medida. Então, os catetos medem ________ e _________.

Observe que no eixo das abscissas temos como valores -2 e 2. Logo, a diferença entre eles é:
 ___

Agora, observe que no eixo das ordenadas temos como valores 4 e 1. Logo, a diferença entre eles é:
___
Verifique que através das coordenadas de x e y nos pontos dados, temos a seguinte relação:
-2-2 = -4        4-1 = 3
Agora, utilizando o Teorema de Pitágoras que você já conhece, determine a medida da hipotenusa. Registre seu resultado abaixo.
a² = b² + c²


 Note que o valor encontrado para a hipotenusa é exatamente a distância que você encontrou entre os pontos A e B utilizando a régua.

Desta forma, podemos definir que a distância entre 2 pontos pode ser calculada por:

a² = b² + c²
dAB² =(x2-x1)² +( y2-y1)²

Agora, utilizando a fórmula da distância entre 2 pontos, calcule a distância dos pontos abaixo e após verifique a sua resposta utilizando a régua.
a)      Calcular a distância entre os pontos A (-1,4) e B (1,5).

b)      Calcule a distância do ponto M (-2,5) à origem.

Vamos fazer outro exemplo. A distância do ponto A (x ,3) ao ponto B (1,9) é igual a 9. Calcule o valor de x.

* Dica: Marque o ponto B e identifique que o ponto A deve estar localizado na linha de ordenada 3. Como sabemos que a distância do ponto AB é 9 unidades, utilizando a régua tente identificar o(s) possível(is) valor(es) de x. Após, confirme seu resultado utilizando a fórmula que você acabou de aprender.

            Agora, resolva os exercícios abaixo:
1.      Calcule o perímetro do triângulo de vértices A, B e C em cada caso:

a) A (3,0), B (0,4) e C (0,0)                                       b) A (1,3), B (1,-2) e C (5,0)  


2.      Classifique cada triângulo ABC em isósceles, equilátero ou escaleno:

a) A (3,3), B (5,5) e C (7,3)                                       b) A (2,3), B (-1,2) e C (-2,3)

c) A (1,8), B (3,4) e C (0,6)                                       d) A (-2,0), B (2,0) e C (0,2 )


AGORA LISTA DE EXERCÍCIOS DO LIVRO DIDÁTICO!!

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