quinta-feira, 16 de março de 2017

Agora vamos praticar o que aprendemos?

1.      Partindo da origem de um plano cartesiano, encontre o tesouro marcando um X no final do percurso descrito. Ande 20 m para a direita, 10 m para cima, 30 m para a esquerda e 25 m pra baixo. Onde esta o tesouro?

a)      (10,-15)
b)      (-10,15)
c)      (-10,-15)
d)      (10,15)
e)      (-15,-10)

2.      (UNICAMP) As transmissões de uma determinada emissora de rádio são feitas por meio de 4 antenas situadas nos pontos A (O, O), B (100, O), C (60, 40) e D (0, 40), sendo o quilômetro a unidade de comprimento. Desprezando a altura das antenas e supondo que o alcance máximo de cada antena é de 20 km, pergunta-se: As coordenadas do ponto médio do segmento BC que recebe as transmissões dessa emissora são:

a)      (20, 80)
b)      (10, 80)
c)      (80, 20)
d)      (90, 20)
e)      (30, 40)

3.      (PUC) O mapa de certa cidade foi dividido em quatro quadrantes por meio de duas retas perpendiculares e numeradas, que se cortam no ponto (O, O), cada um deles correspondendo a um quadrante do plano cartesiano. O sentido positivo do eixo y é o norte, e o sentido positivo do eixo x é o leste. Edificações que, nessa cidade, estiverem a mais de um quilômetro a oeste e mais de um quilômetro ao norte estarão localizadas no:

a)      1º quadrante
b)      2º quadrante
c)      3º quadrante
d)      4º quadrante
e)      Eixo das ordenadas

4.      (CEFET-RN) Dois amigos, Adão e Eva, encontram-se na origem de um sistema cartesiano ortogonal. Eles só podem dar um passo de cada vez para Norte, Sul, Leste ou Oeste. Cada passo é representado, nesse sistema, pelo deslocamento de uma unidade para uma das direções mencionadas anteriormente. Eva deu 2 passos para o Sul, depois deu 5 passos para o Leste e parou. Adão deu 7 passos para o Norte, depois deu 3 passos para o Oeste, mais 3 passos para o Sul e parou. Após esses passos, podemos afirmar que a distância entre Adão e Eva é de:

a)        5 passos
b)        8 passos
c)        12 passos
d)        10 passos
e)        10 passos

5.      (IBMEC/2008) Um agente secreto precisa escapar da uma de suas investidas no trigésimo andar de um prédio. Ele pretende fazer isso por meio de uma corda pendurada num helicóptero que sobrevoa o prédio a alguns metros de ande ele está. O objetivo do agente é pendura-se na extremidade inferior da corda, balançar-se como um pêndulo até o topo do prédio vizinho, por onde ele poderá escapar. A figura a seguir ilustra as posições dos elementos envolvidos nessa missão. O ponto A representa a posição do helicóptero, o ponto B a posição inicial do agente, o ponto C o topo do prédio vizinho (por onde ele pretende escapar) e a linha tracejada DE representa o nível do chão. Considerando que o helicóptero não irá se mover e que a corda é inextensível, ao saltar de B, agarrado à extremidade inferior da corda, o agente:



a)        Irá bater no chão num ponto de abscissa negativa, o que irá interromper seu movimento e impedi-lo de chegar em C.
b)        Irá apenas encostar-se ao chão num ponto de abscissa zero e mesmo que isso não interrompa seu movimento ele atingirá uma altura menor do que a de C quando a abscissa do sua posição for3.
c)        Irá apenas encostar-se ao chão num ponto de abscissa zero e, se isso não interromper seu movimento, ele atingirá precisamente o ponto C quando a abscissa de sua posição for 3.
d)        Ficará acima no nível do chão em toda sua trajetória, mas quando a abscissa de sua posição for 3, ele atingirá um ponto mais alto que C.
e)        Ficará acima do nível do chão em toda sua trajetória e atingirá precisamente o ponto C quando a abscissa de sua posição for 3.

6.      (UFRN) Um grande vale é cortado por duas estradas retilíneas E1 e E2, que se cruzam perpendicularmente, dividindo-o em quatro quadrantes. Duas árvores que estão num mesmo quadrante têm a seguinte localização: a primeira dista 300 metros da estrada E1 e 100 metros da estrada E2, enquanto a segunda se encontra a 600 metros de E1 e a 500 de E2. A distância entre as duas árvores é:

a)        200 metros
b)        300 metros
c)        400 metros
d)        500 metros
e)        600 metros

7.      (FAAP) Em uma cidade será construída uma grande avenida para ligar dois importantes bairros, X e Y; o último localiza-se a 20 km a leste e a 20 km ao sul de X. No entanto, entre esses dois bairros, existe um grande shopping Center que impede a construção da avenida em linha reta. Para contornar o shopping a avenida deverá ser feita em dois trechos, passando pelo bairro W, que está a 16 km a leste e a 18 km ao sul de X. O comprimento em linha reta, do trecho ente o bairro W e o bairro Y é igual a:

a)     
b)     
c)     
d)     
e)     




8.      (IBMEC) Os pontos A, B, C e D do plano a seguir representam 4 cidades. Uma emissora de televisão quer construir uma estação transmissora numa localização tal que: a distância entre a estação e a cidade localizada em A seja igual à distância entre a estação e a cidade localizada em B, a distância entre a estação e a cidade localizada em C seja igual à distância entre a estação e a cidade localizada em D. Considerando as coordenadas do plano ao lado, a localização da estação deverá ser o ponto:

a)      (10,10)
b)      (10,20)
c)      (25,10)
d)      (20,20)

e)      (25,25)

0 Comments:

Post a Comment