quinta-feira, 16 de março de 2017

Agora vamos praticar o que aprendemos?

1.      Partindo da origem de um plano cartesiano, encontre o tesouro marcando um X no final do percurso descrito. Ande 20 m para a direita, 10 m para cima, 30 m para a esquerda e 25 m pra baixo. Onde esta o tesouro?

a)      (10,-15)
b)      (-10,15)
c)      (-10,-15)
d)      (10,15)
e)      (-15,-10)

2.      (UNICAMP) As transmissões de uma determinada emissora de rádio são feitas por meio de 4 antenas situadas nos pontos A (O, O), B (100, O), C (60, 40) e D (0, 40), sendo o quilômetro a unidade de comprimento. Desprezando a altura das antenas e supondo que o alcance máximo de cada antena é de 20 km, pergunta-se: As coordenadas do ponto médio do segmento BC que recebe as transmissões dessa emissora são:

a)      (20, 80)
b)      (10, 80)
c)      (80, 20)
d)      (90, 20)
e)      (30, 40)

3.      (PUC) O mapa de certa cidade foi dividido em quatro quadrantes por meio de duas retas perpendiculares e numeradas, que se cortam no ponto (O, O), cada um deles correspondendo a um quadrante do plano cartesiano. O sentido positivo do eixo y é o norte, e o sentido positivo do eixo x é o leste. Edificações que, nessa cidade, estiverem a mais de um quilômetro a oeste e mais de um quilômetro ao norte estarão localizadas no:

a)      1º quadrante
b)      2º quadrante
c)      3º quadrante
d)      4º quadrante
e)      Eixo das ordenadas

4.      (CEFET-RN) Dois amigos, Adão e Eva, encontram-se na origem de um sistema cartesiano ortogonal. Eles só podem dar um passo de cada vez para Norte, Sul, Leste ou Oeste. Cada passo é representado, nesse sistema, pelo deslocamento de uma unidade para uma das direções mencionadas anteriormente. Eva deu 2 passos para o Sul, depois deu 5 passos para o Leste e parou. Adão deu 7 passos para o Norte, depois deu 3 passos para o Oeste, mais 3 passos para o Sul e parou. Após esses passos, podemos afirmar que a distância entre Adão e Eva é de:

a)        5 passos
b)        8 passos
c)        12 passos
d)        10 passos
e)        10 passos

5.      (IBMEC/2008) Um agente secreto precisa escapar da uma de suas investidas no trigésimo andar de um prédio. Ele pretende fazer isso por meio de uma corda pendurada num helicóptero que sobrevoa o prédio a alguns metros de ande ele está. O objetivo do agente é pendura-se na extremidade inferior da corda, balançar-se como um pêndulo até o topo do prédio vizinho, por onde ele poderá escapar. A figura a seguir ilustra as posições dos elementos envolvidos nessa missão. O ponto A representa a posição do helicóptero, o ponto B a posição inicial do agente, o ponto C o topo do prédio vizinho (por onde ele pretende escapar) e a linha tracejada DE representa o nível do chão. Considerando que o helicóptero não irá se mover e que a corda é inextensível, ao saltar de B, agarrado à extremidade inferior da corda, o agente:



a)        Irá bater no chão num ponto de abscissa negativa, o que irá interromper seu movimento e impedi-lo de chegar em C.
b)        Irá apenas encostar-se ao chão num ponto de abscissa zero e mesmo que isso não interrompa seu movimento ele atingirá uma altura menor do que a de C quando a abscissa do sua posição for3.
c)        Irá apenas encostar-se ao chão num ponto de abscissa zero e, se isso não interromper seu movimento, ele atingirá precisamente o ponto C quando a abscissa de sua posição for 3.
d)        Ficará acima no nível do chão em toda sua trajetória, mas quando a abscissa de sua posição for 3, ele atingirá um ponto mais alto que C.
e)        Ficará acima do nível do chão em toda sua trajetória e atingirá precisamente o ponto C quando a abscissa de sua posição for 3.

6.      (UFRN) Um grande vale é cortado por duas estradas retilíneas E1 e E2, que se cruzam perpendicularmente, dividindo-o em quatro quadrantes. Duas árvores que estão num mesmo quadrante têm a seguinte localização: a primeira dista 300 metros da estrada E1 e 100 metros da estrada E2, enquanto a segunda se encontra a 600 metros de E1 e a 500 de E2. A distância entre as duas árvores é:

a)        200 metros
b)        300 metros
c)        400 metros
d)        500 metros
e)        600 metros

7.      (FAAP) Em uma cidade será construída uma grande avenida para ligar dois importantes bairros, X e Y; o último localiza-se a 20 km a leste e a 20 km ao sul de X. No entanto, entre esses dois bairros, existe um grande shopping Center que impede a construção da avenida em linha reta. Para contornar o shopping a avenida deverá ser feita em dois trechos, passando pelo bairro W, que está a 16 km a leste e a 18 km ao sul de X. O comprimento em linha reta, do trecho ente o bairro W e o bairro Y é igual a:

a)     
b)     
c)     
d)     
e)     




8.      (IBMEC) Os pontos A, B, C e D do plano a seguir representam 4 cidades. Uma emissora de televisão quer construir uma estação transmissora numa localização tal que: a distância entre a estação e a cidade localizada em A seja igual à distância entre a estação e a cidade localizada em B, a distância entre a estação e a cidade localizada em C seja igual à distância entre a estação e a cidade localizada em D. Considerando as coordenadas do plano ao lado, a localização da estação deverá ser o ponto:

a)      (10,10)
b)      (10,20)
c)      (25,10)
d)      (20,20)

e)      (25,25)

4.      Condição de alinhamento de três pontos


Vamos praticar um pouco:




1-      Marque no plano cartesiano os pontos A (2,2), B (-3,-1) e C (-3,1) e com a régua verifique se esses pontos estão alinhados, ou seja, se pertencem a mesma reta.
1-      Marque no plano cartesiano os pontos A (2, 5), B (3, 7) e C (5, 11), e com a régua verifique se esses pontos estão alinhados.



Para que três pontos estejam alinhados é necessário que a reta que passa por A e B e a reta que passa por B e C tenha o mesmo coeficiente angular, ou seja, suas coordenadas devem verificar a igualdade:


Exemplos:

1-      Verifique se os pontos A, B e C estão alinhados através do cálculo do determinante, em seguida confira no plano cartesiano o alinhamento dos pontos:


a)      A (0,2), B (-3,1) e C (4,5)                                         


b)      A (-2,6), B (4,8) e C (1,7)




c)      A (3,-2), B (0,1) e C (-3,4)

d)      A (-3,-1), B (0,5) e C (1,-2)



e)      A (-2,5), B (-5,6) e C (-8,7)




f)       A (1,-1), B (2,1) e C (3,2) 



2-      Os pontos (1,3), (2,7) e (4,k) do plano cartesiano estão alinhados se, e somente se:

a)      k = 11
b)      k = 12
c)      k = 13
d)      k = 14
e)      k = 15




13.      Baricentro:


Considere o triângulo de vértices A, B e C abaixo. Os pontos M, N e P são os pontos médios dos lados AB, BC e AC, respectivamente. Os segmentos de reta MC, AN e PB são as medianas do triângulo (segmento de reta que liga o vértice de um triângulo retângulo ao meio do lado oposto). Denominamos baricentro (G) de um triângulo o ponto de intersecção de suas três medianas.

Agora vamos considerar um triângulo no plano cartesiano de vértices A (xA, yA), B (xB, yB) e C (xC, yC) e baricentro G (xG, yG).

As coordenadas do baricentro do triângulo ABC serão dadas por:

Assim, o baricentro do triângulo ABC será:



Agora, determine as coordenadas do baricentro do triângulo de vértices A (2, 7), B (5, 3) e C (2, 2).
* Dica: Marque o ponto A, B e C. Trace com auxilio de régua um triângulo. Identifique o ponto do baricentro. Quais são as coordenadas desse ponto? Após, confirme seu resultado utilizando a fórmula que você acabou de aprender.


Determine as coordenadas do vértice B do triângulo ABC sabendo que seu baricentro tem coordenadas G (3, -2) e que os outros dois vértices são A (-1, 8) e C (3, -10).

* Dica: Como conhecemos as coordenadas do baricentro do triângulo e as coordenadas de dois vértices, marque os pontos A e C e o baricentro G. Após, confirme seu resultado utilizando a fórmula que você acabou de aprender, para determinar as coordenadas de B.


segunda-feira, 13 de março de 2017

1.      Ponto Médio:

É o ponto que fica no meio de um segmento, ou seja, o ponto que determina a metade de um segmento.

Marque os pontos A (-2,3) e B (4,1) e com a régua determine exatamente as coordenadas do ponto médio entre esses pontos.

________________________________

Vamos determinar as coordenadas do ponto médio de um segmento em função das coordenadas das extremidades A e B do segmento. Seja M (xM, yM) o ponto médio do segmento .

Verifique que através das coordenadas de x e y nos pontos dados, temos a seguinte relação:

X1+X2                               
-2+4=                            
2 =                     
      
Y1+Y2
3+1=
                       4=                       

Como queremos o ponto médio, devemos dividir esse valor por ______. Desta forma temos:


Exemplos:

1.      Obtenha as coordenadas do ponto médio do segmento AB nos seguintes casos:
* Dica: Marque  o ponto A e o ponto B, e identifique o valor das coordenadas do ponto médio. Após, confirme seu resultado utilizando a fórmula que você acabou de aprender.

a) A (3,1) e B (-3,5)                            b) A(5/3, 6)   B  (-2/3,1)                    c) A (0,4) e B ( 3/4, 0)



d) A (b+2, b) e B (6-b, 5b)                 e) A(-4,0)   B(1/2 ,1)                          f) A(-3/4, 1/2)   B(2/3, 1/3)          

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